Do Wildcat ao Roadmaster, aqui estão os Buick mais icônicos de todos os tempos.
Desde que foi fundada em 1903 a Buick consolidou seu lugar na cultura automotiva americana. Independente das seis vezes em que foi Pace Car Oficial das 500 Milhas de Indianápolis.
A Buick possui uma história fascinante que abrange mais de um século, é uma das marcas mais antigas e respeitadas no mercado automobilístico dos Estados Unidos.
Neste artigo, vamos mergulhar mais fundo na história da Buick e explorar os 10 melhores modelos antigos da marca, começando pelo décimo colocado e indo até o primeiro, fornecendo informações técnicas importantes de cada um deles.
A Divisão Buick é a fabricante de alguns dos melhores muscle cars já produzidos e se você se interessa pelos Buick clássicos, neste artigo, vamos mergulhar um pouco na história da Buick e explorar os 10 melhores modelos antigos da marca.
10. Carro de corrida Buick (1909): O que deu início a tudo
Apenas cinco anos após o primeiro modelo da Buick como empresa independente, foi apresentado o Modelo B. O fabricante intensificou o seu jogo para uma das primeiras corridas de automóveis no Indianapolis Motor Speedway em 1909.
À primeira vista, é difícil perceber como é que este modelo inicial poderia ser o antecessor dos Muscle cars e Speedsters que a empresa viria a produzir anos mais tarde. No entanto, uma inspeção mais aprofundada revela que se trata de uma proeza própria.
De fato, o Modelo 16B de quatro cilindros e 298 polegadas cúbicas viria a vencer a segunda corrida realizada na pista e a estabelecer 11 recordes de velocidade no seu tempo.
Este primeiro carro de corrida preparou o terreno para outras lendas da Indy 500 que quebraram recordes, como o Buick Century Indianapolis 500 Pace Car e o Buick/March Indy Car de 1984.
9. Buick Wildcat (1965-1970): Um Modelo em vias de extinção
A resposta da Buick ao Oldsmobile Starfire e ao Pontiac Grand Prix, foi o Wildcat figurava originalmente sob a série Buick Invicta, antes de se tornar independente graças a crescente popularidade do estilo.
O Wildcat era disponível como coupe de duas portas com capota rígida ou conversivel e como sedan de quatro portas capota rígida. Independentemente do estilo, o Wildcat era um carro difícil de ser acompanhado, com um motor V8 e 325 cavalos de potência.
Em 1966, o pacote Wildcat Gran Sport foi introduzido durante apenas este ano, oferecendo ainda mais velocidade sob a forma de um motor V8 de 7,8 L com 340 cavalos de potência.
Como opcional, um carburador de corpo dulpp que aumentava a potência para até 360 cavalos. Estes modelos são atualmente raridades: foram encomendados menos de 1.500 exemplares.
Em 1969 e 1970, o Buick Wildcat foi objeto de uma pequena remodelação, com um estilo mais próximo do Impala SS da Chevrolet e do Thunderbird da Ford.
8. Buick Roadmaster (1946-1958): Um clássico americano
O Roadmaster tem entrado e saído de produção na Buick desde a sua primeira introdução em 1936. No entanto, é a série de 1946 a 1958 é que rouba as atenções dos entusiastas da marca. Os Roadmasters do início dos anos 50, mais especificamente, são sinónimo de clássicos americanos.
O Buick Roadmaster 1956 por exemplo, era um veículo de luxo de tamanho completo. Seu motor V8 de 322 polegadas cúbicas produzia 255 cavalos de potência. Era conhecido por seu conforto e estilo requintado, sendo um símbolo de status na época.
Oferecidos em cores como o vermelho cereja e o azul celeste, disponíveis como conversiveis ou capota rígida, e com a assinatura Buick sweepspear. Acabamentos cromados que começam acima da abertura da roda dianteira e caem em direção à roda traseira
Os adornos nas laterais dos Roadmasters do início da década de 1950 deram início a um estilo e ao aumento de 38% nas vendas da Buick. Ainda hoje as icônicas vigias laterais em forma da grelhas, fazem babar os conhecedores de automóveis casuais e os apaixonados por carros.
7. Buick Skylark (1961-1972) Uma viagem poderosa
De 1953 a 1998, o Buick Skylark viu a sua forma ser alterada por vezes, mas foi o início dos anos 60 que a marca solidificou este modelo no panteão dos grandes Buicks.
O Skylark é um carro compacto com estilo, o modelo de 1961 foi alterado ainda mais com uma nova plataforma monobloco em Y. Mas foi a potência deste carro que o distinguiu.
Com o motor V8 de 3,5 Litros da Buick, o Skylark de 1962 vinha com a opção de um carburador de dois cilindros com 150 cavalos de potência ou um carburador de corpo quadruplo com 190 cavalos de potência.
6. Buick Century (1936-1958): Um novo Começo
O nome do modelo Century surgiu quando a Buick estava projetando seu primeiro automóvel de produção capaz de atingir a velocidade de 160 km/h. A divisão precisava encontrar um nome.
Um dos executivos da Buick havia retornado de uma viagem recente a Grã-Bretanha e disse aos outros executivos que os britânicos se referiam a percorrer 160 km/h como “Making the Century“ (Fazer o Século). Os executivos gostaram do nome Century e ele pegou
O Buick Century viu um par de modificações após a suas primeiras versões de 1936 a 1958, mas nenhuma deixou a marca que o original deixou. Apresentado pela primeira vez no meio da luta do país para recuperar da queda da bolsa, o Buick Century representou uma enorme mudança na forma como a Buick iria fabricar e vender o seus produtos.
O Buick Century introduziu a utilização de freios hidráulicos, transmissão sincronizada e um estilo mais elegante e arredondado que se tornaria definitivo para a década. Foi também um dos mais rápidos do seu tempo, ganhando fama pela sua capacidade de atingir os 100 mph. Sendo que o modelo de 1958 que ilustra essa matéria, o mais desejado pelos Rodders
5. Buick GNX (1987): O mais rápido dos EUA
Introduzido pela primeira vez como uma edição limitada, versão de alta performance do Buick Grand National, o Buick GNX de 1987 rapidamente se tornou conhecido no mundo dos automóveis de alta performance.
Novas rodas e medidas de pneus, nova suspensão e um sistema de escape atualizado foram adicionados ao Grand National para criar o GNX. Ele também recebeu algumas modificações na carroçaria para otimizar a aerodinâmica em função da velocidade.
O resultado? O automóvel americano mais rápido que se podia comprar na época, com uma velocidade dos 0 aos 100 km/h de apenas 4,7 segundos. O Buick GNX 1987 com seu desempenho impressionante e estilo agressivo, era um competidor de respeito nas pistas e nas ruas.
O Buick GNX elevou a régua dos Muscle Cars que viriam a seguir, e mudou ainda mais o foco da Buick para a produção de versões de desempenho de destaque dos seus modelos mais populares.
4. Buick Riviera (1963-1972): O luxo encontra a Força
Considerado por muitos como um dos automóveis mais bonitos da General Motors, o Buick Riviera foi uma estrela não só pelo seu desenho, mas também pelo seu potente desempenho.
O estilo do Buick Riviera deu início a uma nova era de design automóvel, que se inspirou mais nos seus homólogos europeus do que nas características dos modelos tradicionais americanos.
Em 1965, foram acrescentados para lamas angulosos com bordas salientes, laterais com contornos, vidros sem moldura e tampas em forma de concha nos faróis, o que conferiu ao Buick Riviera um ar sofisticado e sexy.
Apesar de não ser o Buick mais rápido, as opções de motor V8 de 6,6 a 7,0 Litros eram mais do que suficientes para impulsionar com alguma potência este belo carro
O Buick Riviera de 1969 coupe de luxo, era equipado com um motor V8 de 430 polegadas cúbicas que produzia 360 cavalos de potência. Seu design elegante e inovador o tornou um ícone da era do muscle car.
3. Buick GSX (1970-1972): A loucura dos Muslce Cars
Dando uma nova roupagem ao Buick Gran Sport, o Buick GSX foi concebido para competir no confronto dos “muscle cars” americanos do início da década de 1970. E competiu e não é atoa que está entre os 10 melhores Buick antigos já produzidos.
O Buick GSX de 1972 era um muscle car com motor V8 de 7,4 litros, e conferia ao carro uma impressionante potência de 350 cavalos e um binário recorde de 510 libras de torque.
O GSX é imediatamente reconhecível graças às suas duas cores de assinatura, o Branco Apollo e o Amarelo Saturno, ambas com uma faixa preta pintada ao longo de todo o comprimento da carroceria, delineada com riscas vermelhas.
O Buick GSX continua a ser um modelo muito procurado entre os entusiastas de automóveis antigos, com versões restauradas que chegaram a custar 200.000 dólares em leilão realizado nos EUA pela Barrett-Jackson.
2. Buick Special (1963): Acessível e Econômico
O Buick Special pode nem sempre receber tanta atenção como os seus companheiros mais vistosos, mas esse clássico esportivo e espaçoso continua a fazer parte da lista dos melhores Buicks entre os admiradores da marca.
Introduzido pela primeira vez em 1936, o Buick trouxe o Special de volta na década de 1960 como um carro de tamanho médio. As atualizações incluíam mais espaço para os passageiros, mais espaço para a carga e um interior totalmente em vinil, em uma construção simples, porém elegante.
O Buick Special também era o veiculo de entrada da marca, uma vez que normalmente era o modelo de preço mais baixo da gama Buick. Ele oferecia um equilíbrio notável entre desempenho e eficiência de combustível, conquistando uma base de fãs leais.
1. Buick Regal (1973-1993): Décadas de Desempenho
O Buick Regal foi um elemento básico da linha Buick por mais de quatro décadas antes de ser aposentado em 2020. Nesse tempo, o Regal viu muitas iterações: Muscle car, sedan esportivo, perua com tração nas quatro rodas e muitos, muitos mais.
Essas repaginações do modelo permitiram que a Buick se destacasse em mercados que, de outra forma, poderiam ter sido deixados de fora e deram-lhe um poder de permanência que ultrapassou outros no catálogo da General Motors, como Oldsmobile e Pontiac.
O Regal foi também responsável pela popularização do motor Buick 3800 V6, que se tornou um elemento básico em muitos modelos Buick actuais. Mais de quatro gerações têm boas recordações de pelo menos uma versão do Buick Regal.
Estes fatos, juntamente com a influência que o modelo teve na indústria e para o próprio fabricante, confere ao Regal um lugar no topo. E o Buick Regal de 1973 é o nosso modelo número um.
Equipado com um motor V8 de 455 polegadas cúbicas e 230 cavalos de potência, o Regal 1972 era conhecido por seu design elegante e desempenho sólido. Este modelo ajudou a solidificar ainda mais a reputação da Buick como uma marca de carros de luxo.