O Que Precisa Fazer para Guardar seu Antigo
Pensando nos carros que passam algum tempo descansando e nos proprietários que gostariam de sempre ter seus carros a disposição, pensamos num rápido guia de como evitar ao máximo a ação do tempo nos veículos quando inativos.
Talvez uma das maiores frustrações de um antigo-mobilista seja a de acordar num domingo ensolarado, louco de vontade de dar uma volta no seu carro antigo, seja um clássico ou Hot Rod e não conseguir por algum problema qualquer.
Carros assim como pessoas precisam de atividade, enquanto parados, muitas coisas podem acontecer, desde a perda da carga da bateria, até o travamento dos freios.
A intenção aqui é apenas passar algumas sugestões e não se referem a armazenagem por muito tempo, ou em locais extremos. Vamos lá…
Cuidados ao Hibernar seu Carro
Antes de encostar o seu carro, dê um bom banho nele com especial atenção aos insetos na pintura e vidros, estes “caras” quando ressecam ficam muito difíceis de remover, e em alguns casos podem deixar marcas permanentes.
Encere o carro por inteiro, mas não de brilho, a ideia aqui é deixar uma camada de cera para proteção da pintura e cromados durante o tempo de exílio do automóvel. Passe lubrificante (tipo WD40) nas borrachas, tubos de borracha e pneus.
Dependendo do período em que o carro ficará parado é aconselhável trocar o óleo, ou simplesmente remove-lo caso o período seja bem longo, neste caso o melhor é drenar o óleo ainda quente para que não sobre nada e que ao sair o mesmo leve boa parte das “sujeiras” que podem haver no sistema.
O mesmo pode ser feito com o fluido de freio, trocar por um novo ou remover dependendo do tempo no “estaleiro”. É também recomendável engraxar e lubrificar os feixes de molas, juntas e rolamentos, e demais itens da suspensão e direção.
O combustível costuma ser um grande vilão dos carros parados por tempo prolongado. Não existe uma média de tempo para a vida útil do combustível no tanque, mas é certo que dependendo da gasolina e das condições de temperatura e umidade, ela pode causar problemas em curto espaço de tempo.
Ela pode causar entupimento nos dutos do carburador, por exemplo. Drenar o tanque é a melhor opção, porém existem produtos importados que “estabilizam” a gasolina e aumentam a sua durabilidade. O fato é: a partir de 2 semanas já existe perda de eficiência da gasolina em seu tanque.
Fluidos
Quase me esquecendo, o fluido do sistema de refrigeração também deve ser drenado, especialmente quando o fluido é somente água.
Desnecessário lembrar que bateria nenhuma manterá a carga por longo período de tempo enquanto permanecer ligada, contudo, não é totalmente recomendável retirar apenas desligar os polos.
O ideal é remover a bateria, limpá-la bem com bicarbonato de sódio e guardá-lo em local seco e a sombra, evitando o contato direto com o chão. Isso não irá garantir que sua bateria tenha carga, mas pelo menos ela ainda vai poder ser usada (recarregada).
Levante o carro e o mantenha sobre cavaletes apoiados nos pontos corretos da suspensão, aproveite para remover as rodas e as mantenha empilhadas tomando o cuidado de colocar entre elas algum tipo de isolante, como papelão.
Apesar de haver controvérsias, o recomendado é pressionar o pedal da embreagem e fixá-lo assim com algum tipo de suporte. Após algum período inativo a chance do disco colar ao volante do motor é grande.
Tampe o carburador e a saída do escapamento com um plástico para evitar a entrada de sujeira ou insetos se for o caso). Baixe os vidros do carro para permitir circulação de ar e coloque no interior do carro e no porta malas vidros abertos com bicarbonato de sódio para absorver umidade.
Agora seu carro está pronto para receber uma capa, levando em consideração que capas plásticas apesar de deterem água, não respiram, já as de feitas de algodão/poliéster não resistem a líquidos e retém calor, enquanto as de tecido permitem melhor circulação de ar além de serem mais amigáveis com a pintura do carro, mas não detém água. Portanto dependendo do ambiente onde o seu “carango Legal” vai “dormir” escolha uma capa apropriada.
Parece algo trabalhoso guardar um carro desta forma, mas uma coisa é certa, na hora de acordá-lo pra vida, será muito mais fácil, …e barato.
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ótimas dicas para hibernação. Mais ainda me restam algumas duvidas referente a fluido de freio e de arrefecimento, devo deixar vazio ou colocar algum outro tipo de fluido no sistema de freio e arrefecimento dos veículos a serem hibernados ? sabendo poder contar com sua atenção desde já agradeço.
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Olá Bruno, tanto os fluidos de freio quanto o liquido de arrefecimento devem ser drenados, mas isso vale para veículos que irão literalmente “hibernar” sem a necessidade de substituir por algum outro fluido (esse trabalho é aconselhável ser feito por um profissional). Caso o carro vá ficar parado por um tempo que não seja longo, é recomendada a troca do fluido de Freio. Já no arrefecimento use agua desmineralizada misturada com aditivo concentrado, na proporção de 60/40 (60% de agua para 40% aditivo).