Hot Rods! Um pouco mais da História

Tempo de leitura: 2 minutos

Hot Rods! Um pouco mais da História
5 (100%) 1 vote

Hot Rods, um pouco mais da História desses carros

Hot Rods são carros geralmente das décadas de 1920, 1930 e 1940 modificados de acordo com o gosto de seus donos. As modificações geralmente incluem rodas largas atrás, já que os carros eram praticamente todos de tração traseira e eram usados principalmente em corridas, pintura com chamas geralmente feitas a partir de aerografia e pinstriping, e motores potentes, na maioria das vezes V8. Muito Populares nas décadas de 1940 e 1950, fazem sucesso até hoje entre os entusiastas automotivos.

*imagens captadas na Internet

O termo “Hot Rod” aparentemente teria surgido por volta do final da década de 1930 no sul da Califórnia, onde alguns jovens costumavam correr com seus carros modificados nos leitos de lagos secos em Los Angeles, sob as regras da Southern California Timing Association.

Essa prática tornou-se ainda mais popular após o final da Segunda Guerra Mundial, com o retorno de soldados, que haviam recebido treinamento técnico durante o serviço militar. Esse treinamento lhes possibilitava reformar e modificar os automoveis e muitos dos Hot Rods foram feitos por esses jovens quando os velhos fords estavam prestes a irem para o ferro velho.

Para esses carros eles faziam grades personalizadas, tiraravam os painéis e para-lamas afim  de diminuir o peso e aumentar a velocidade, os rebaixavam para proporcionar mais estabilidade e assim construiam carros unicos e personalizados, cada um com uma personalidade própria e ao “estilo” de seu proprietário.

Rat Rods, Ratos ou Ratões o inacabado não…

Um dos derivados da cultura Hot Rod são os chamados “Rat Rod” que é uma vertente dos Hot rod, com a diferença que na aparência, os Rat rod parecem inacabados, seja pela falta de pintura, seja pela falta de acabamentos como frisos. Diz a lenda que os Rat rod surgiram como uma alternativa para o alto custo dos Hot rod. Os Rat rod podem ser customizados a partir de qualquer modelo, mas a preferência é dada a carros que foram fabricados até a década de 1950, seja pela ferrugem (a chamada pátina) ou pela lata lixada os Rat Rod encontram adeptos na culura Hot Rod.

*imagens de arquivo pessoal e da Internet

A Cultura Hot Rod que nasceu nos EUA e continua forte no seu país de origem, mas se propagou  para  varias partes do mundo incluindo o Brasil, onde encontramos carros com a qualidade “gringa” e temos aqui vários construtores que em suas oficinas constroem carros que em nada ficam devendo aos do País de origem dos Hot Rods. Um dos nomes em destaque atualmente é o de Alexandre Benevides da HCB – Hot Company Brasil.

*Fonte do video – Youtube Webmotors

Curtir
Curtir Amei Haha Wow Triste Raivoso
1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *